sexta-feira, 12 de junho de 2009

Dia dos namorados

Essa data tão falada por aqueles que estão apaixonados foi introduzida em nosso país por um publicitário nos anos 50 e fazia referência ao dia de São Valentino, nos EUA, que por sua vez faz referência ao Dia da Fertilidade em Roma antiga: a Lupercália.

O Valentine’s Day foi assim chamado, pois um bispo romano desafiava as ordens do imperador Claudius II e celebrava casamentos. Ao ser preso ele se apaixonou pela filha do carcereiro, que era cega e, enquanto esperava para ser executado, a moça apaixonada por Valentino voltou a enxergar, considerados por todos, inclusive pela Igreja Católica como um milagre.

Os romanos faziam os festejos no dia 15 de fevereiro, mas apesar disso – e pelo fato do bispo Valentino ter sido executado um dia antes – na Europa e nos Estados Unidos é comemorado no dia 14 de Fevereiro. No Brasil fora escolhida essa data (12/06) – pasmem – exclusivamente para alavancar as vendas no comércio que andava parada nessa época, ou seja, nada mais é do que mais uma data comercial que a gente aprendeu que tem de dar presente, caso você tenha namorado(a) senão você corre o risco de não o ter no dia seguinte, será que essa data tem mesmo algum significado digno pra nós brasileiros ou é mais uma data que o comércio criou para manter-se vendendo? Será que sabemos mesmo o que é o amor ou ele está tão banalizado e inútil que não precisamos dele? Perguntas que não sei responder, deixo a pensar.

2 comentários:

  1. HAHA, gostei de saber de onde vem essa leseira de dia dos abestalhados U_u. E como já imaginava é só mais uma data para se gastar horrores no comercio ,putz! e ai de quem não der presentes :p.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo,
    Não somente esta data em questão, mas tantas outras que vivemos ano após ano, já perdeu seu real significado, dragado pelo mercado capitalista em que vivemos. Poucos são aqueles que realmente sabem o significado desse “dia dos namorados”. Cabe a nós, conhecedores deste fato, divulgarmos e restaurar o verdadeiro sentido das datas comemorativas.

    ResponderExcluir

DEUS LHE PAGUE!!!

Vi(r)ver

A poesia retorna, Ela nunca se vai, Nossa alma que se esvai A vida escorre pelos dedos Enquanto te/me perco. Viver cansa Te ver dói D...